Berfield Ar Condicionado

Objetivo:

 

Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

 

Foi sancionada em 04 de janeiro de 2018, a Lei Federal nº 13.589, que torna obrigatória a execução de um plano de manutenção, operação e controle (PMOC) de sistemas e aparelhos de ar-condicionado em edifícios de uso público e coletivo, inclusive produtivos, laboratoriais e hospitalares.

 

A Lei Federal nº 13.589, faz as seguintes exigências:

 

a. Atender as regulamentações da Portaria do Ministério da Saúde nº 3.523, que regulariza os critérios do Pmoc;

b. Atender as regulamentações da Resolução nº 09 da ANVISA que dispõe dos critérios da qualidade do ar interior;

c. Atender as Normas Regulamentadoras Brasileiras (NBR´s da ABNT) aplicáveis ao sistema de ar condicionado que estiver sendo utilizado.

 

Este Pmoc foi elaborado com o objetivo de promover a constante qualidade do ar interior dos ambientes, atendendo a determinação da Lei 13.589.

 

O descumprimento das exigências pode acarretar em multa de R$ 2.000,00 até R$ 2,5 milhões dependendo do faturamento da empresa ou instituição, além de processos judiciais.

(Lei sanitária nº 6.437, de 20 de agosto de 1977 e seus adendos)

Normas e Leis consultadas:

 

• Lei Federal nº 13.589;

• Portaria 3.523 de 28 de agosto de 1998 – Ministério da Saúde;

• Resolução 09 de 16 de janeiro de 2003 – ANVISA;

• NBR 16.401 - Instalações de ar-condicionado - Sistemas centrais e unitário;

• NBR 14.679 - Sistemas de condicionamento de ar e ventilação — Execução de serviços de higienização;

• NBR 13.971 - Sistemas de refrigeração, condicionamento de ar e ventilação – Manutenção programada;

• NBR 15.848 - Sistemas de ar condicionado e ventilação – Procedimentos e requisitos relativos às atividades de construção, reformas, operação e manutenção das instalações que afetam a qualidade do ar interior (QAI).

 

Considerações:

 

• O PMOC é direcionado a manutenção da qualidade do ar interior, atendendo as exigências da Portaria nº 3.523 e da RE nº 9 da Anvisa (Que são as exigências passiveis de multa sanitária previstas na Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977 e seus adendos);

• As periodicidades das visitas para a execução da manutenção preventiva, são projetadas considerando as horas de uso mensal dos equipamentos no ambiente climatizado:

 

a. Tempo de utilização do equipamento em ambientes de natureza comercial: 10h por dia x 26 dias por mês = 260h/mês de uso.

 

• O Pmoc está atendendo as exigências nas quatro vertentes:

 

a) Documentos anexados: Ordem de serviços da manutenção (OSM), cronograma da manutenção, identificação dos ambientes, identificação da tomada de ar externo, identificação da carga térmica, identificação do número de pessoas fixas e flutuantes, identificação dos equipamentos, identificação da instalação elétrica, plano de manutenção e ART/TRT do responsável técnico.

 

b) Execução: Registro da limpeza dos equipamentos pela OSM; como o sistema de dreno, turbinas e serpentinas.

 

c) Tomada de Ar Externo: Registro da renovação do ar externo corresponde a necessidade do ambiente, igual ou superior a 27m³/h por pessoa, ou 10% de renovação do volume de ar do ambiente por hora. (MS 3.523 - Art. 5º - f – NBR16401.3).

 

d) Analise microbiológica: As análises microbiológicas são feitas em ambientes que possuem sistemas de ar condicionado superior a 5 TR, por laboratórios especializados e de acordo a periodicidade e os critérios estabelecidos na RE09 Anvisa, com a emissão de certificado e comprovação de responsabilidade técnica (RE09 - Artº8).

 

Recomendações aos usuários em situações

de falha do equipamento e outras de emergência:

 

1) Desligar o equipamento pelo controle remoto e disjuntor;

2) Acionar a Berfield Ar Condicionado: Horário Comercial: (011) 2589-2493 - Plantão 24h: (011) 93032-5402 (WhatsApp)

 

Documentações:

 

A ordem de serviços da manutenção (OSM), e as documentações, são enviados para a administração.

Se necessario, solicitar pelo Whatsapp 011 930325402, e a documentação será enviado em formato PDF.

 

Ferramentas, utensílios e materiais

empregados nas manutenções:

 

a. Bota de segurança, óculos de segurança, máscara de proteção n95, protetor auricular, cinto de segurança com talabarte duplo e capacete, luva de proteção borracha nitrílica, luva de proteção mecânica;

b. Escada articulada portátil;

c. Mala de ferramentas, chaves Philips, fenda, allen, inglesa, alicate universal, alicate de corte, alicate amperímetro/multímetro, termômetro digital, conjunto Manifoud – r22-410a.

d. Pano, detergente neutro, esponja, escova, rodo portátil, vassoura portátil, aspirador portátil, galão vazio de 5 litros e baldes, sacola de plástico 50 litros, pincel e removedor multiuso;

e. Bactericida - Germicida - Microbicida;

f. Luvas e mascaras descartáveis;

g. Lavadora de pressão portátil (LPP);

h. Lavadora de alta pressão WAP (LAP)

i. Lona de deságue de água (LDA);

j. Filtro de ar tipo manta G3;

k. Fluido refrigerante – R22 – R410a;

l. Detergente desincrustaste químico para serpentinas aletadas de alumínio;

m. Fita isolante elétrica, fita veda rosca tipo teflon, abraçadeira de nylon, fita de proteção mecânica PVC, fita tape;

n. Isolamento térmico elastomérica, fita de isolamento térmico adesiva;

o. Desengripante wd40, graxa azul para rolamentos e limpa contatos elétricos.

 

Procedimentos Operacionais Padronizados:

Procedimentos padrões para cada etapa da manutenção programada, buscando a excelência, eficiência e segurança nas atividades do Pmoc

 

POP 10 - Manutenção Preventiva em Evaporadoras tipo Split System - Interno:

 

Procedimento: 10.1 - Limpeza da Evaporadora:

1. Objetivo

Instrução de serviços na execução da limpeza da unidade evaporadora tipo Split System. (Interno)

 

2. Ferramentas, utensílios e materiais:

 

a.  Bota de segurança, óculos de segurança, luvas e mascaras descartáveis;

b.  Escada articulada portátil;

c.  Pano, detergente neutro, sacola de plástico 50 litros, pincel e removedor multiuso;

d.  Lavadora de pressão portátil (LPP);

e.  Lona de desague de agua (LDA);

f.   Galão vazio de 5 litros;

g.  Chave Philips e lanterna.

 

3. Procedimentos:

 

1º Procedimento: Limpeza dos Filtros de ar:

 

a.   Abrir e fechar a tampa do painel com cuidado para não quebras as travas e os braços;

b.   Os filtros de ar devem ser retirados dos encaixes, com cuidado para não quebrar e transportados de maneira a não deixar soltar resíduos no ambiente. Se for necessário, utilizar uma sacola de plástico (A sacola deve ser fechada e descartada imediatamente após o uso);

c.   A lavagem deve ser feita com água corrente, jateando no lado oposto do filtro, após o jateamento usar uma esponja e detergente neutro para higienização, e jatear agua corrente novamente para o enxague;

d.   Os filtros devem ser secos com pano, antes de transporta-los de volta ao equipamento evitando molhar o piso e móveis, ao instalar, observar os encaixes do trilho para não quebrar os filtros;

e.   Caso identifique filtros rasgados, quebrados ou danificados, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição.

 

 

2° Procedimento: Bandeja do Condensado:

 

a.   Com o painel aberto, verificar com uma lanterna a bandeja do condensado. Se for constatado a existência de lodo, desinstale o painel e os componentes elétricos acoplados, desinstale a bandeja do condensado e os componentes elétricos acoplados, e execute a higienização da bandeja com jateamento de agua utilizando a LDA e a LPP;

b.   Não sendo possível utilizar a LDA e a LPP, desacople a mangueira do dreno do ponto de drenagem e retire a peça para um local adequado para limpeza que o cliente apontar;

c.   A lavagem deve ser feita com agua corrente ou jateada, após a lavagem usar uma espoja e detergente neutro para higienização, e proceder com o enxague;

d.   Pressurizar o ponto de drenagem com a LPP ou com gás nitrogênio (100psi / 3x3 segundos);

e.   A bandeja deve ser seca com pano, antes de transporta-la de volta ao equipamento evitando molhar o ambiente, ao instalar, observar os encaixes para não quebrar as travas.

f.    Após o termino do acoplamento da mangueira no ponto de drenagem, e da bandeja do condensado, e dos componentes elétricos e do painel, testar o escoamento do dreno, derramando 1 litro de agua na bandeja;

g.   Caso identifique componentes quebrados ou danificados por desgastes, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição.

 

 

3° Procedimento: Turbina radial e caracol:

 

a.   Com o equipamento desligado, verifique a turbina radial com a lanterna, gire a turbina radial com a mão para a visualização completa. Se for constatado a existência de fuligem, execute a higienização da turbina com jateamento de água utilizando a LDA e a LPP;

b.   Observe se o disjuntor do equipamento está desligado (desligue-o);

c.   Observe se existe necessidade de cobrir com lona algum móvel, equipamento e etc;

d.   Observe se existe a necessidade de cobrir com plástico algum componente elétrico do equipamento;

e.   Não sendo possível utilizar a LDA e a LPP, desinstale e retire a peça para um local adequado para limpeza que o cliente apontar;

f.    Caso o modelo do equipamento contenha caracol de plástico, desinstale e retire a peça para um local adequado para limpeza que o cliente apontar;

g.   Caso identifique componentes quebrados ou danificados por desgastes, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição;

h.   Caso exista um impedimento para esse procedimento, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente as condições necessárias.

 

 

4° Procedimento: Serpentina:

 

a.   Com o painel aberto, verifique com uma lanterna a serpentina evaporadora. Se for constatado a existência de lodo, fuligem ou bolor, desinstale o painel e os componentes elétricos acoplados, desinstale a bandeja do condensado e os componentes elétricos acoplados, e execute a higienização da bandeja com jateamento de agua utilizando a LDA e a LPP;

b.   Observe se o disjuntor do equipamento está desligado (Desligue-o);

c.   Observe se existe necessidade de cobrir com lona algum móvel, equipamento e etc;

d.   Observe se existe a necessidade de cobrir com plástico algum componente elétrico do equipamento;

e.   Após o termino na instalação dos componentes elétricos e do painel, testar o escoamento do dreno, derramando 1 litro de agua na bandeja;

f.   Após verificar o escoamento correto da agua pelo dreno, aplicar 250ml de bactericida na serpentina;

g.   Caso exista um impedimento para esse procedimento, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente as condições necessárias.

 

 

 

 

 

5. Procedimento: Aletas e Flaps:

 

a.   Verifique as aletas e os flaps, se for constatado a existência de fuligem ou lodo, desinstale os flaps e as aletas para a lavagem;

b.   A lavagem deve ser feita com água corrente, usar uma espoja e detergente neutro para higienização, e jatear agua corrente novamente para o enxague;

c.    Não havendo fuligem ou lodo, limpar as aletas e flaps com pano e removedor multiuso;

d.   Caso identifique componentes quebrados ou danificados por desgaste ou ressecamento, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição.

 

 

6. Procedimento: Painel e Carenagem:

 

a.   Verifique o Painel e a Carenagem, se for constatado a existência de fuligem ou lodo, desinstale o painel e a carenagem para a lavagem;

b.   A lavagem deve ser feita com água corrente, usar uma espoja e detergente neutro para higienização, e jatear agua corrente novamente para o enxague;

c.   Não havendo fuligem ou lodo, limpar o Painel e a Carenagem com pano e removedor multiuso;

d.   Caso identifique componentes quebrados ou danificados por desgaste ou ressecamento, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição.

 

 

7° Procedimento: Travas, parafusos e componentes de encaixes:

 

a.   Com o equipamento desligado, verifique com uma lanterna, as travas do painel, as travas dos flaps, os encaixes das pontas dos flaps, os braços de plástico do painel, os braços de plástico dos flaps, os parafusos do painel que fixa na bandeja e os parafusos do painel que fixa na carenagem;

b.   Caso identifique componentes quebrados ou danificados por desgastes, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição.

 

Procedimento: 10.2 - Manutenção Elétrica

 

 

1. Objetivo:

     Instrução de serviços na execução da manutenção elétrica na unidade evaporadora tipo Split System. (Interno)

 

2. Ferramentas, utensílios e materiais: 

 

a.   Bota de segurança, óculos de segurança, luvas e mascaras descartáveis;

b.   Escada de no mínimo 4 degraus;

c.   Alicate amperímetro/multimétro;

d.   Capacímetro;

e.   Termômetro digital;

f.   Chave Philips, chave de fenda e lanterna.

 

3. Procedimentos:

 

1º Procedimento: Acionamento do motor do ventilador:

 

a.   Utilizando o controle remoto, acione o motor do ventilador, uma velocidade por vez, verificando se o motor está correspondendo com a velocidade acionada;

b.   Caso constate uma irregularidade, verifique a corrente elétrica do motor através do multímetro, se a corrente estiver acima da nominal do motor, verifique se o capacitor está funcionando através do capacímetro;

c.   Caso o capacitor estiver funcionando verifique a resistência das bobinas através do multímetro.

d.   Identifique os componentes danificado e faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição;

e.   Caso necessário, aponte para o cliente a necessidade de manter o equipamento desligado até a substituição dos componentes danificados.

 

 

2º Procedimento: Acionamento do compressor:

 

a.   Utilizando o controle remoto, acione o compressor no modo refrigeração, diminuindo a temperatura pelo set-point, aguarde até 5 minutos para o acionamento do compressor e utilizando um termômetro digital meça a temperatura de insuflação, que deve alcançar menos 10°c comparada com a temperatura ambiente;

b.   Caso o equipamento ultrapasse os 5 minutos para iniciar a refrigeração, execute o 3º procedimento do POP011.2.

c.   Caso o equipamento não apresente refrigeração, abra o painel, abra a tampa de inspeção elétrica, e verifique se a placa eletrônica principal está enviando a fase (sinal) para acionar o compressor através do multímetro;

d.   Caso a placa eletrônica principal não estiver enviando a fase (sinal) verifique a comutação da contactora;

e.   Identifique os componentes danificado e faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição;

f.   Caso necessário, aponte para o cliente a necessidade de manter o equipamento desligado até a substituição dos componentes danificados.

 

 

3º Procedimento: Verificação do funcionamento do Termostato e da pilha do controle:

 

a.   Utilizando o controle remoto, acione o compressor no modo refrigeração, diminuindo a temperatura pelo set-point, aguarde até 5 minutos para o acionamento do compressor, após o acionamento do compressor;

b.   Caso o equipamento não corresponda ao acionamento pelo controle remoto, substitua as pilhas e proceda novamente com os testes, se o defeito persistir, verifique o funcionamento da placa receptora;

c.   Após o acionamento do compressor, utilizando o controle remoto, aumente ao máximo a temperatura do set-point, aguarde até 2 minutos o desligamento do compressor;

d.   Caso seja constatado algum defeito, identifique os componentes danificados e faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição;

e.   Caso necessário, aponte para o cliente a necessidade de manter o equipamento desligado até a substituição dos componentes danificados.

 

Procedimento: 10.3 - Aplicação de Bactericida

 

1. Objetivo:

     Instrução de trabalho na aplicação de bactericida/germicida na unidade evaporadora tipo Split System. (Interno)

 

2. Ferramentas, utensílios e materiais:

 

a.   Bota de segurança, óculos de segurança, luvas e mascaras descartáveis;

b.   Escada de no mínimo 4 degraus;

c.   Bactericida – Germicida - Microbicida;

d.   Pulverizador Elétrico - Black & Decker 1,2 litros;

e.   Extensão elétrica 2x2,5mm por 5m.

 

3. Procedimentos:

 

1º Procedimento: Aplicação de 250ml de bactericida:

 

a.   Utilize um bactericida de uso exclusivo para ar condicionado que possui a FISPQ, Concentrado, Ph neutro, biodegradável, que elimina bactérias do tipo staphylococcus aureus, salmonella choleraesuis e pseudomonas aeruginosa;

b.   Retire o caneco rosqueável do pulverizador e complete-o com o bactericida;

c.   Com o painel aberto, retire os filtros de ar conforme o 1° procedimento do POP 10.1, aplique 250ml do bactericida na serpentina, borrife pincelando o total da serpentina para aumentar a eficácia da descontaminação em todos os pontos da serpentina e consequentemente da bandeja do condensado, e do sistema de drenagem pelo escoamento do produto.

Procedimento: 10.4 - Manutenção Geral

 

 

1. Objetivo:

     Instrução de serviços na execução da manutenção geral da unidade evaporadora tipo Split System. (Interno)

 

2. Ferramentas, utensílios e materiais:

 

a.   Bota de segurança, óculos de segurança, luvas e mascaras descartáveis;

b.   Escada de no mínimo 4 degraus;

c.   Fita silver tape;

d.   Isolamento térmico elastômero;

e.   Galão de 5 litros vazio;

f.   Lavadora de pressão portátil (LPP);

g.   Cilindro de Nitrogênio e regulador de pressão;

h.   Conjunto de manifold, manômetro e mangueiras de inspeção de pressão;

i.   Chave Philips, chave de fenda, estilete e lanterna.

 

3. Procedimentos:

 

1º Procedimento: Verificação do Isolamento térmico:

 

a.   Desencaixe o equipamento das presilhas do suporte;

b.   Verifique as condições do isolamento térmico elastômero, que isola a linha frigorigena e as conexões;

c.   Caso o isolamento estiver ressecado, rasgado ou ensopado, proceda com o recorte da área afetada, instale um isolamento térmico elastômero novo.

 

2º Procedimento: Verificação do escoamento de água do dreno:

 

a.   Abra a tampa do painel, retire o filtro de ar, e aplique 1 litro de água na bandeja do condensado;

b.   Verifique o escoamento da agua, se não estiver escoando apropriadamente, utilize a LPP para Pressurizar o ponto de drenagem ou com gás nitrogênio (100psi / 3x3 segundos).

 

3º Procedimento: Verificação da fixação do suporte da evaporadora:

 

a.   Usando uma lanterna, verifique o encaixe do equipamento ao suporte faceando a lanterna entre o equipamento e o suporte;

b.   Caso identifique o afrouxe da fixação do suporte, informe a administração Berfield para receber orientação emergencial.

 

4º Procedimento: Verificar a necessidade de substituição de alguma peça ou componente danificado:

 

a.   Utilizando uma lanterna, verificar a necessidade de substituição de peças ou componentes danificados por ressecamentos, ou desgastes mecânicos;

b.   Caso identifique componentes quebrados ou danificados por desgastes, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição.

 

POP 11 - Manutenção Preventiva em Condensadoras tipo Split System - Externo

 

Procedimento: 11.1 - Limpeza da unidade condensadora

 

 

1. Objetivo:

     Instrução de serviços na execução da limpeza da unidade condensadora tipo Split System. (Externo)

 

2. Ferramentas, utensílios e materiais:

 

a.   Bota de segurança, óculos de segurança, luvas e mascaras descartáveis;

b.   Escada articulada portátil;

c.   Detergente desincrustaste químico para serpentinas aletadas de alumínio;

d.   Pano, detergente neutro, esponja, sacola de plástico 50 litros, pincel e removedor multiuso;

e.   Fita veda rosca tipo teflon;

f.   Lavadora de alta pressão (LAP);

g.   Chave Philips e lanterna.

 

3. Procedimentos:

 

1° Procedimento: Carenagens e Grades:

 

a.   Verifique Carenagem e as Grades, se for constatado a existência de sujidade, proceda com a limpeza utilizando pano e removedor multiuso, caso a sujidade persista, utilize esponja com desincrustante químico adequado e proceda com a lavagem e enxague;

b.   O desincrustante químico deve ser utilizado observando as normas de segurança da FISPQ. É de uso obrigatório os seguintes EPI´s para manusear o desincrustante: Mascara de segurança, luvas de proteção de borracha nitrílica, óculos de segurança e bota de segurança;

c.Caso identifique componentes quebrados ou danificados por desgaste ou ressecamento, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição.

 

2° Procedimento: Válvulas e Isolamento térmico:

 

a.   Verifique as válvulas de inspeção de fluido refrigerante, se for constatado a existência de sujidade ou óleo, proceda com a limpeza utilizando pano e removedor multiuso, caso a sujidade persista, utilize esponja com desincrustante químico adequado e proceda com a lavagem e enxague;

b.   Verifique utilizando esponja e detergente neutro se existe vazamento nas válvulas, se constatado vazamento, verifique se é necessário a substituição do núcleo da válvula, ou o apertos/reinstalçao das flanges. Faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição das peças;

c.   No caso de vazamento, verifique a possibilidade de aplicação de fita teflon na tampa da porca para conter o vazamento do fluido até a intervenção corretiva;

d.   O desincrustante químico deve ser utilizado observando as normas de segurança da FISPQ. É de uso obrigatório os seguintes EPI´s para manusear o desincrustante: Mascara de segurança, luvas de proteção de borracha nitrílica, óculos de segurança e bota de segurança;

e.   Verifique as condições do isolamento térmico, caso o isolamento estiver ressecado, rasgado ou ensopado, faça um apontamento na OS para solicitarmos ao cliente a substituição.